SENAR-AM recebe segunda capacitação técnica para oferta de cursos a pessoas com deficiência

Entre os dias 12 e 15 de setembro, o SENAR – AR/AM, recebeu em sua sede, a segunda capacitação do Programa Apoena do SENAR, que trabalha a inclusão social de pessoas com deficiência em cursos e treinamentos desenvolvidos pela instituição.

Participaram da capacitação, instrutores do SENAR-AR/AM dos programas de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Negócio Certo Rural (NCR). Também estiveram presentes no curso, colaboradores da área técnica da própria instituição.

O objetivo foi proporcionar que os agentes envolvidos nos eventos do SENAR-AR/AM aperfeiçoem seus conhecimentos a respeito das especificidades de cada deficiência, tendo os subsídios técnicos necessários para um tratamento adequado com um planejamento e execução que contemplem de forma respeitosa as necessidades dessas pessoas.

A instrutora do SENAR (Administração Central), a psicóloga Waldilene Carvalho Pereira, explicou que o foco do treinamento é que o participante aprimore a consciência da capacidade criativa de qualquer ser humano, apostando na diversidade como fonte de crescimento para todos.

“O que buscamos enquanto instituição é dar às pessoas com deficiência as condições para que elas participem de todos os eventos do SENAR de forma que possam se desenvolver e, para isso, os instrutores precisam estar devidamente capacitados para proporcionar o tratamento adequado”, detalhou.

Com 11 anos de experiência na área, Waldilene Pereira contou que no Amazonas percebeu pontos a serem melhorados muito semelhantes ao que ocorrem no restante do País. “Principalmente no que se refere à legislação, nós educadores ainda não temos o domínio sobre as questões de Lei e de orientação para lidar com pessoas com deficiência. Às vezes, elas estão até conhecendo mais do que nós que somos da área de educação”, constatou.

Durante os três dias de evento, os participantes aprenderam sobre inclusão - teoria, prevenção e legislação –. “Ou seja, fizemos um panorama sobre o momento histórico, o que significa incluir e aspectos da lei que contribuem para que a sociedade possa se capacitar cada vez mais e conviver de uma forma mais inclusiva”, continuou a instrutora do SENAR Central.

O desenvolvimento da sensibilidade também teve destaque no treinamento do programa. Por meio de dinâmicas, os participantes do treinamento puderam exercitar a empatia, de forma a evitar posturas de segregação, dentro ou fora de sala de aula.


Dinâmicas colocaram os participantes do treinamento em situações em situações que teriam que resolver como pessoas portadoras de deficiências. O objetivo foi despertar empatia,sensibilidade e respeito, possibilitando assim a inclusão.


Apoena

Apoena é um nome de origem tupi guarani, que significa: aquele que vê além, ao longe. Ele foi escolhido pra nomear o programa porque o objetivo é que o instrutor do SENAR possa ver além das aparências e que pessoas com deficiência ou necessidades específicas possam ser incluídas em todos os eventos (cursos/treinamentos) que a instituição oferece.


Texto: Setor de Comunicação – Sistema FAEA/SENAR-AM/FUNDEPEC-AM

Jornalista responsável: Juliana Geraldo

Contato: 92 3198-8414

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h