Aula inaugural em Presidente figueiredo marca início do Programa de Aprendizagem Rural do SENAR-AM em parceria com a Agropecuária Jayoro

O presidente do Sistema FAEA/SENAR-AM, Muni Lourenço, e a superintendente do SENAR-AM, Jeyn's Alves, participaram, no dia 9 de abril da aula inaugural do Programa de Aprendizagem Rural do SENAR em Presidente Figueiredo, no Amazonas.

Em parceria com a Agropecuária Jayoro – usina produtora de açúcar, álcool e biodiesel no município amazonense –, mais de 40 alunos foram selecionados por processo seletivo organizado pela empresa e terão acesso ao programa que consiste em aulas e experiência prática na Jayoro, em diversos setores.

Também estiveram presentes a Gerente Técnica do SENAR-AM, Rafaely Lameira, e a pedagoga, Elizabeth Marques, além do presidente do sindicato rural de Presidente Figueiredo, Leonardo Mississipe de Souza e o superintendente da Jayoro, Waltair Carvalho.

Na solenidade de abertura da aula, o presidente do Sistema FAEA/ SENAR-AM, Muni Lourenço, dirigiu palavras de incentivo aos jovens participantes. “O sistema está muito feliz com o início deste novo momento. Vocês estão tendo a grande oportunidade de participar de um programa de aprendizagem que os deixa mais próximos de uma vaga de trabalho e dentro do programa, já obtêm o auxílio da remuneração”, destacou.

Uma das aprovadas no processo seletivo, Gabriele Joice Pinheiro dos Santos, 20 anos, conta que a oportunidade representou a permanência dela no município. “Eu e minha família já estávamos pensando em ir para Manaus porque aqui em Presidente Figueiredo existem muitos jovens e poucos oportunidades. Agora com a aprovação nesse processo, já posso inclusive, pensar em fazer uma faculdade, porque antes não teria como custear as despesas”, comemorou a estudante.

Intercâmbio preparatório

Antes do início das aulas, em fevereiro, a gerente técnica, Rafaely Lameira, e a coordenadora pedagógica, Elizabeth Marques, estiveram na Administração Regional de Pernambuco representando o SENAR-AM em busca de subsídios para iniciar a implementação do Programa no Amazonas. A regional pernambucana é considerada referência nacional na capacitação de jovens do meio rural.

Durante três dias, elas conheceram as estratégias de ensino desenvolvidas pela regional, assim como os resultados da ação que já capacitou gratuitamente mais de dois mil jovens em todo o Estado.

Aprendizagem

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a aprendizagem é a formação técnico-profissional ministrada ao adolescente ou jovem segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor, implementada por meio de um contrato de aprendizagem.

O objetivo é oportunizar a inserção, em condições especiais, no mercado de trabalho propiciando o crescimento profissional e o acesso ao ensino profissionalizante, sem prejuízo ao ensino regular.

Podem participar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos incompletos, cursando o ensino fundamental ou programas de educação de jovens e adultos ou que já tenham concluído o ensino fundamental.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h