Em Manaus, SENAR alinha parceria com Ministério da Justiça para capacitação de imigrantes

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) estuda parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para capacitar imigrantes em diversos Estados do País entre eles, os que deixaram a Venezuela para viver no Amazonas.

No último domingo (9), o coordenador de assuntos estratégicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ciro Fernando Siqueira e a superintendente do SENAR/AM, Jeyn’s Alves, participaram de reunião com o ministro da Justiça, Torquato Jardim.

O ministro esteve em Manaus no fim de semana para fortalecer o diálogo em torno do assunto e buscar soluções conjuntas para as principais demandas dos povos da região Norte, ações que fazem parte das novas diretrizes do ministério lançadas no dia 30 de junho.

A reunião marcou o início da articulação para levar qualificação de mão de obra a imigrantes, o que pode facilitar a inserção deles no mercado de trabalho. O diálogo deve seguir entre as duas entidades para formatar um protocolo de intenções e consolidar a parceria.

Visitas

No sábado, o ministro Torquato Jardim e o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg de Freitas, visitaram o Centro de Acolhimento ao Imigrante, na Zona Leste, onde estão abrigados os indígenas da etnia Warao.

No domingo (9), Jeyn’s Alves e Ciro Siqueira, acompanharam a comitiva do Ministro em uma visita às casas que servem como abrigo, no centro de Manaus. “O agro é talvez o único setor dinâmico da economia brasileira hoje.

E o SENAR, que há 25 anos leva conhecimento e inovação ao campo, tem um portfólio de cursos e desenvolve ações de promoção social que podem melhorar as oportunidades de renda e de saúde dessas comunidades indígenas da Venezuela”, destacou Ciro Siqueira.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h